Top

Dentre os passeios que fizemos em Foz do Iguaçu, a visita ao Parque das Aves é um dos que eu certamente indico. Além de conhecer um pouco sobre diferentes espécie de aves, quem visita esse parque contribui para o lindo trabalho que o parque realiza no resgate e cuidado às aves apreendidas do tráfico de animais.

HISTÓRIA DO PARQUE


O Parque das Aves localizado em Foz do Iguaçu, foi inaugurado em 1994, mas sua história começou muito antes disso, quando Anna-Sophie Helene, veterinária alemã, se mudou da Alemanha para a Namíbia, onde conheceu o sul africado Dennis Croukamp. Eles se apaixonaram, casaram e tiveram duas filhas: Anna-Luise e Carmel.

Na década de 1980 o casal ganhou um filhote de papagaio-do-congo, que se tornou membro da família. Com o passar do tempo outras aves da mesma espécie foram levadas até a família, que ficou com o quintal repleto de aves.

O casal que vivia na Namíbia, se mudou na década de 1990 para a Ilha de Man, no Reino Unido, quando foram convidados por um amigo para construir um parque de crocodilos em Foz do Iguaçu. No entanto, a paixão da família era mesmo aves, e assim surgiu o Parque das Aves.

Todo o esforço durante a construção do parque foi feito para que nenhuma árvore nativa precisasse ser derrubada. No ínicio, as primeiras aves chegaram de doações de outros zoológicos ou animais confiscados pelo Ibama.

Em 1994 foi inaugurado o paque. Infelizmente, Dennis ficou muito doente no ano seguinte e falaceu em 1996. Sua esposa manteve-se a frente do sonho do casal, de fazer do Parque das Aves um refúgio para as aves que sofreram abusos decorrentes de maus tratos ou tráfico de animais, além de trabalhar em projetos de conservação de espécies vulneráveis e ameaçadas de extinção.

SOBRE O PARQUE


Lanchonete do Parque das Aves

Mas não se preocupe, pois ao longo de toda a trilha é possível encontrar bancos para descanso e, no meio da trilha, ainda tem um espaço com um café.

Café do Parque das Aves

Lembrando que o parque é cercado de Mata Atlântica, então mesmo em dias com muito sol, a temperatura fica mais agradável por causa da sombra das árvores.É possível transitar com carrinho de bebê. Ah, e uma dica de ouro, leve repelente!

Parte das aves estão em grandes viveiros por onde passa a trilha, então os visitantes ficam muito próximos aos animais. Além das aves, o parque possui um borboletário e alguns répteis.

No Viveiro dos Periquitos é possível adquirir um palito com as sementes e alimentá-los (existe uma área específica para isso). Nas passarelas existem diversos pontos para as aves se alimentarem e os visitantes podem ficar bem pertinho dos animais.

Alimentamos periquitos e chegamos bem pertinho deles

Para quem quiser levar uma lembrança do parque, próximo à saída existe uma lojinha com diversos produtos lindos, como roupas, brinquedos, canecas e outros souveniers.

Para quem está planejando essa visita, eu indico reservar 1.5h apenas para a trilha. Nós almoçamos na lanchonete do parque, percorremos toda a trilha e alimentamos os periquitos. Fizemos tudo bem tranquilamente em cerca de 3h.

Nossas opções de almoço: carne e peixe com molho de alcaparras e cogumelos

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site ou na bilheteria do parque. 

Para quem quiser, segue o perfil do parque no Instagram: @parquedasaves e o site oficial https://www.parquedasaves.com.br/

Mais uma coordenada para conta!

  • Parque das Aves : Av. das Cataratas, 12450 – KM 17,1 – Vila Yolanda, Foz do Iguaçu – PR, 85855-750 (-25.613857538853004, -54.48228279463453)

post a comment